Em 1974 a população de Florianópolis se despedia para sempre de outro “pedacinho de terra, perdido no mar”.

Há pouco menos de 50 anos, um ano antes da inauguração da Ponte Colombo Salles (1975), foi demolido o único prédio que ocupava a Ilha do Carvão, uma área um pouco menor que um campo de futebol e que já tinha sido ‘incorporada’ à Ilha de Santa Catarina pela construção do aterro da Baía Sul, em 1972.

A Ilha do Carvão ficava a 500 metros da antiga costa da cidade. Na época, o mar chegava até onde atualmente se encontra a Boate Fields, no entorno do Rita Maria.

Luiz Carlos Dutra de Mello, diretor do clube de remo Aldo Luz, mostra o local exato onde estava a Ilha do Carvão

Até meados da década de 1940, o local funcionava como depósito de carvão e servia para abastecer os navios a vapor que usavam o Porto de Florianópolis, desativado na metade da década de 1960.

(Fonte: floripacentro.com) 

(Foto 1: acervo do IHGSC)

(Foto 2: floripacentro.com)