Uma obra prometida há mais de 20 anos se aproxima de ser entregue na Lagoa da Conceição.
Trata-se da nova ponte, que também incluiu um novo terminal lacustre, que contribuiu bastante para o turismo náutico da região.
Existe também outra obra esperada há muitos anos pelos moradores da Lagoa, que é o desassoreamento do Canal da Barra da Lagoa.
O canal além de um lugar de lazer, é um forte ponto econômico tanto para pesca,transporte marítimo e comércio que movimenta Floripa. Ele liga a Lagoa da Conceição ao mar aberto.
Segundo Kleber, o presidente da Associação de moradores da Lagoa da Conceição (a AMOLAGOA), o desassoreamento é essencial para a região, e já foi solicitado por diversas vezes, mas não foi atendido devido a interesses políticos e econômicos.
Um grupo de advogados teria procurado ONGs interessadas em criar um projeto que supostamente buscaria prevenir a degradação ambiental da lagoa.
Porém, com exigências milionárias à Prefeitura de Florianópolis e um ganho altíssimo em honorários, que foi interrompido.
A desembargadora Ana Cristina Ferro Blasi, do TRF-4, interrompeu a execução desse projeto alegando falta de estudos e comprovações técnicas.
De acordo com o vereador João Cobalchini (DEM) que fez a solicitação do pedido de dragagem do canal, a prefeitura pediu o licenciamento ambiental para a obra pela Floram (Fundação do Meio Ambiente de Floripa) mas até agora nenhuma medida foi tomada efetivamente.
Espera-se agora alguma ação por parte da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Floripa, comandada por Alexandre Waltrick.
Superada essa disputa judicial, e com a inauguração da nova ponte, os moradores esperam que finalmente o Canal da Barra receba as melhorias necessárias.
Foto: Divulgação – PMF
Deixe um comentário