A Lagoa da Conceição, está contaminada com cocaína! E não é pouca coisa, as concentrações estão entre as mais altas do mundo, de acordo com uma pesquisa da UFSC, cujo principal autora é a @alice.cristn, divulgada na quinta-feira (13).

A fauna e a flora locais estão sendo afetadas por isso.

Mash não para por aí. Além de cocaína, os pesquisadores também encontraram cafeína, antibióticos, analgésicos e até produtos de higiene pessoal na água.

No total, foram 35 contaminantes, conhecidos como “contaminantes emergentes”. Esses produtos acabam na água por causa do uso diário das pessoas.

A professora Silvani Verruck, da UFSC, explicou que esses índices de cocaína na lagoa são altos, mas não surpreendem.

As substâncias chegam na água por meio da urina e fezes humanas.

A situação pode ser causada por esgoto não tratado ou descarte ilegal.

A Secretaria do Meio Ambiente já disse que vai tomar providências e conversar com os responsáveis pelo saneamento e pela preservação da área.

Já a Casan, informou que os resultados apresentados pela pesquisa não têm relação com o efluente tratado pela companhia.

Autores do estudo: Alice Cristina da Silva, Luan Valdemiro Alves de Oliveira, Luan Amaral Alexandre, Mateus Rocha Ribas, Juliana Lemos Dal Pizzol, Gustavo Rocha, Jussara Kasuko Palmeiro, Maurício Perin, Rodrigo Hoff e Silvani Verruck.

Imagem: @adronesfloripa
Fonte: G1